sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Breve historico do Contato

Carrisimos,

Como percebi nos emails e no grupo de contato vejo uma necessidade de enterder de onde surgiu tudo isso, começo do inicio:

O surgimento da dança contato improvisação



A história do Contato Improvisação começa nos EUA no início dos anos 70.
A iniciativa de pesquisa de movimentos partiu de Steve Paxton, um bailarino com experiência em ginástica olímpica e Aikido que vinha de uma trajetória de trabalho na dança moderna e experimental com Merce Cunningam, Robert Ellis Dunn, com as cooperativas de performances Judson Church Dance Theatre e Grand Union.


Steve Paxton em entrevista:

Quais são os princípios mais importantes da técnica de contact improvisation?

Steve Paxton O contact refere-se simplesmente ao tocar. É a sensação do toque que é examinada quando tocamos o chão ou a nós mesmos. Sentimos o peso do nosso corpo e o do nosso parceiro. A gravidade começa a ter um significado especial, bem como a força que atua contra ela, o equilíbrio, o alinhamento dos ossos e a força centrífuga. Num primeiro momento, objetivamente, a improvisação por contato é descrita como se o estudante estivesse dançando física. As novas sensações do movimento, a partir do toque, tornam-se claras com a experiência, com o estado da mente e com o sentimento do corpo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário